OS TEMPEROS DA COMIDA NORDESTINA

veja

A culinária nordestina é uma verdadeira explosão de sabores e mistura o refinado e o rústico em pratos que são admirados no mundo inteiro.

Culinária nordestina

Tem forte influência da cozinha africana e indígena. Também é possível encontrar muito da cultura europeia e dos povos colonizados, principalmente por Portugal.

Mistura de influências

 Os temperos são marcantes e compõem a identidade culinária da região. Veja mais sobre os tão saborosos temperos do nordeste. 

Temperos característicos

É ideal para o preparo de peixes, legumes e frangos. Basta forrar em cima da grelha tradicional e colocar os alimentos para ter gostinho de comida no grill. 

Coentro

Originário dos nativos brasileiros. O sabor é bem leve, mas deixa os pratos com um visual bastante chamativo. Sem restrição, pode ser usado sempre que quiser adicionar cor.

Urucum ou colorau

Acredita-se que tenha vindo da África, junto com povos escravizados. Tem gosto forte e picante, também uma coloração levemente avermelhada. Muito usado na culinária baiana. 

Dendê

Levemente picante e com sabor marcante, veio do Egito com a colonização europeia. Por aqui é muito comum em carnes vermelhas, sopas e cremes. Não dá cor nos alimentos, se usado moderadamente.

Cominho

Acredita-se que tenha vindo da Índia, através dos portugueses. Não falta na cozinha dos brasileiros e é possível usar para diversos pratos, como peixes, frangos e caldos.

Pimenta do reino

completa

no blog!

Veja a matéria