O brócolis, a rúcula, a escarola, a couve-manteiga, o espinafre e o agrião são exemplos de alimentos que chamamos de “verde-escuros”, justamente pela coloração. Entenda por que eles podem ser essenciais para a sua saúde!
Esses alimentos são grandes fontes de antioxidantes. Eles atuam inibindo a ação dos radicais livres, moléculas que agridem as células e são responsáveis pelo envelhecimento e pelo aparecimento de algumas doenças, como o câncer.
1
Os carotenóides, pigmentos responsáveis pela coloração, melhoram a imunidade, além de proteger a estrutura óssea e os olhos.
2
O sulforafano presente nesses alimentos ajuda na blindagem dos vasos do coração, enquanto a vitamina K ajuda na circulação sanguínea. Juntos, esses componentes protegem o coração de sofrer insuficiência e evitam o entupimento de artérias.
3
Anda com o intestino preso? Esses vegetais podem te ajudar. Com grandes quantidades de fibras, os alimentos verde-escuros facilitam a regularização do intestino e ainda protegem o aparelho digestivo contra irritações.
4