Considerada como uma das dietas mais saudáveis por nutricionistas, a dieta mediterrânea vem ganhando muitos adeptos com o passar dos anos. Saiba mais sobre ela!
Essa dieta se baseia na alimentação dos moradores da região banhada pelo mar mediterrâneo, que engloba partes da Espanha, França, Itália e Grécia. Nessa área, a taxa de longevidade é alta e a incidência de doenças crônicas é baixa.
1
Frutas, vegetais, castanhas, sementes, cereais integrais, gorduras saudáveis (como azeite), queijos brancos, iogurtes de baixa caloria, aves, peixes, frutos do mar estão no cardápio. Além disso, o vinho, com moderação, também é um aliado.
2
Como a base da dieta é uma alimentação natural, alimentos processados não são bem-vindos. Principalmente embutidos, enlatados e ultraprocessados.
3
O propósito da dieta é melhorar a qualidade e a expectativa de vida através de uma alimentação saudável, portanto o objetivo não é o emagrecimento, mas ela pode ser adaptada e combinada junto a outras práticas para atingir a meta.
4