5 MANEIRAS DE FAZER CAFÉ

conheça

Café preparado no filtro de papel não é muito encorpado: ele fica mais suave, menos amargo e mais translúcido.

1. Filtro de papel

O truque é jogar água quente em toda a lateral do coador de pano e descartá-la antes de passar o café. Coloque o pó moído, despeje um pouquinho de água e, depois de 15 segundos, coloque o restante dela lentamente e em movimentos circulares.

2. Coador de pano

Para utilizar a prensa francesa, deve-usar um café de moagem grossa. Coloque o pó no fundo e despejar água quente, deixe a mistura descansar por alguns minutos e empurre o êmbolo para baixo. O café é filtrado por uma trama de meta do próprio instrumento.

3. Prensa francesa

O resultado é um cafezinho encorpado e com leve acidez cítrica.

3. Prensa francesa

Para utilizar a cafeteira italiana, você deve utilizar um café moído grosso. Coloca-se água na parte de baixo da cafeteira e no recipiente furado de cima, o café. A parte de cima deve ser rosqueada e a moka deve ir ao fogo.

4. Cafeteira italiana

ou moka

Quando a água ferve, ela passa pelo pó e a bebida sobe, ficando armazenada na parte superior. O resultado final é uma bebida bem encorpada e com pouca acidez.

4. Cafeteira italiana

ou moka

O equipamento é como uma seringa que segura o pó e a água em uma infusão e o filtro é um suporte com furinhos, onde é colocado um disco de papel. Esse tipo de cafeteira costuma ser um pouco mais cara do que a italiana e a francesa.

5. Aeropress

Esse método combina a filtragem com a pressão e o resultado é uma bebida forte, menos amarga e menos ácida.

5. Aeropress

completa

no blog!

Veja a matéria

Clique aqui e veja mais
receita, culinária, preparo, dicas, cozinha, café, coador, pó, cafeteira