BOLO ESTAMPADO

cOMO FAZER

Se você gosta de bolos deliciosos e lindos, vai amar o bolo estampado que ao ser cortado revela um desenho dentro da massa.

Bolo estampado

Nessa receita faremos um bolo de chocolate com o desenho interior de bolo comum. Mas você pode adicionar corante alimentício e deixar seu bolo ainda mais bonito!

Bolo estampado

 4 ovos
 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
v1 e 1/2 xícara (chá) de achocolatado em pó
 1 xícara (chá) de açúcar
v1 xícara (chá) de leite
 1 colher (sopa) de fermento em pó

Ingredientes massa 1

 4 ovos
 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
 1 xícara (chá) de açúcar
 1 xícara (chá) de leite
 2 colheres (chá) de essência de baunilha
 1 colher (sopa) de fermento em pó

Ingredientes massa 2

Comece pela massa do desenho. Bata no liquidificador, o leite, os ovos, o açúcar e a farinha até obter uma massa homogênea. Adicione a essência de baunilha e bata novamente.

modo de preparo

Se você optar por utilizar o corante alimentício, esse é o momento, adicione algumas gotas bata novamente. Após isso, acrescente o fermento e misture com espátula.

modo de preparo

Em seguida, despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada. Use formas altas, dessa forma será melhor para cortar a massa no formato do desenho desejado.

modo de preparo

Leve ao forno preaquecido a 180º C por cerca de 40 minutos ou faça o teste do palito. Retire do forno, espere esfriar e desenforme.

modo de preparo

Com o bolo já frio e um cortador com o desenho da sua preferência, corte o bolo em fatias um pouco grossas e utilize o cortador em cada fatia.

modo de preparo

Dessa forma, resultarão vários pedaços da massa com o formato desejado.

modo de preparo

O modo de preparo da massa 1 é o mesmo da massa 2. Adicione o achocolatado no liquidificador junto com a farinha e o açúcar.

Montagem

Com a massa 1 já pronta e ainda crua, comece a montagem do bolo estampado.

Montagem

Despeje 2 dedos da massa crua sobre uma forma alta untada e enfarinhada e passe um pouco da massa crua nas laterais da forma.

Montagem

Comece “colando” o primeiro desenho na massa crua que está na lateral e vá colando os demais pedaços de desenho de forma que fiquem enfileirados e em pé sobre a massa.

Montagem

Após completar a forma inteira com os pedaços, termine de despejar a massa crua de forma a cobrir bem os desenhos e as laterais que ficaram sem massa.

Montagem

Leve ao forno preaquecido a 180º C por 40 minutos ou até que, ao espetar um palito na parte onde você colocou a massa crua, o mesmo saia limpo.

Montagem

completa

no blog!

Veja a matéria

Clique aqui e veja mais