Malagueta, dedo-de-moça, biquinho e pimenta-de-cheiro. Todas podem ser facilmente cultivadas em casa, mas é preciso bastante cuidado com a sua plantação, seja no vaso ou no jardim. Confira!
Pimenta
As pimentas precisam de calor e muita luz do sol para germinarem e crescerem. São extremamente sensíveis a baixas temperaturas, à chuva e à geada. Prefira cultivá-las nos meses mais quentes.
1- Clima
Mesmo que elas consigam crescer durante as baixas temperaturas, o seu sabor e aroma dificilmente serão os mesmos, o que afetará o sabor da sua receita.
1 - Clima
Replante sua muda assim que adquirir. Em um vaso de no mínimo 30 centímetros de diâmetro, mantenha a parte de terra seca ao redor das raízes, cubra o vaso com mais terra e molhe-a.
2 - Plantando
Com sementes, encha um vaso de 30cm com terra vegetal e coloque de 3 a 4 sementes a aproximadamente 1cm da superfície. Quando as folhas começarem a nascer, deixe somente a muda mais viva.
2 - Plantando
Certifique-se de que o vaso escolhido possua furinhos no fundo. Esses furos servem para que a água excessiva não fique acumulada na terra e ela acabe mofando.
3 - Vasos
O ideal é regar a pimenteira quando a superfície da terra secar. Utilize água o suficiente para começar a gotejar embaixo.
4 - Água
Como a pimenta deve ficar no sol, rapidamente essa água evaporará, por isso é necessário uma boa quantidade. Além disso, dê preferência para regá-la pela manhã.
4 - Água
A última dica de como cultivar pimenta em casa é sobre a poda! Não dá para deixar a poda de lado: ela é necessária para dar força para a sua planta continuar crescendo e frutificando.
5 - Poda
Se você não aparar a planta depois de cada colheita, a brotação de pimentas será interrompida. Essa poda deve ser feita apenas uma vez ao ano, no final do outono ou no início do inverno.